Uma das coisas que mais enchem a paciência e pra alguns, acredito, deprimem, é a alegria de ver um cartão de alguém que te adora muito e a tristeza de descobrir que tudo não passa de um vírus enviado aleatoriamente pra muita gente.

       Passo aqui umas dicas importantes que vão ajudar a não cair nessa tristezas.

       Primeiro é necessário conhecer como se formam os domínios (endereços da internet WWW). Estes domínios quando seguem a regra dificilmente são falsos pois para existirem precisam estar registrados oficialmente.

      A sequência é seguida por pontos onde marcam o tipo de informação. Assim como nosso endereço residencial, temos estado, cidade, bairro, rua, numero, nome da pessoa, na internet é do mesmo jeito, separado por ponto.

      Como é formado:

http://www. – para a maioria dos sites oficiais

nome da empresa. – Como exemplo, americanas, philips, gradiente, siciliano…

categoria da empresa/instituição.  – Varia entre comerciais (.COM), governamental (.GOV), militar (.MIL), organizações (.ORG), educacional (.EDU) (alguns sites educacionais cortam esta parte)…

País de origem – Brasil (.BR), Portugal (.PT), Japão (.JP), França (.FR) … Quando não tem esta parte é originada nos Estados Unidos.

             Se voce recebe um e-mail dizendo que é da claro e que voce deve uma bolada e tal, tem um link pra voce clicar. Repouse a setinha emcima do link e leia no canto esquerdo abaixo pra onde aponta o endereço e verifique a formula. Deveria ser www.claro.com.br/algumacoisa, mas não é, aparecem endereços altamente suspeitos como www.fsb.oscambaus.128/claro.

             As vezes colocam o nome da empresa pelo meio afim de confundir os mais desavisados.

             Outra característica desses links é que sempre abrem algum programa (o virus), dá pra ver na indicação do link o endereço: http://www.fulanosicrano.qqcoisa/tepego/suasalvacao.EXE, a indicação .EXE, .SCR são altamente perigosos, e quem clicar vai ver a opção ABRIR OU SALVAR. Cancele !!!

             A novidade é que alguns meliantes tentam encobrir essa dica mascarando o verdadeiro endereço do link. Pra driblar isso será necessário um pouco de conhecimento de HTML, a linguagem de programação WEB.

             Mesmo assim é fácil, se seus sentidos continuam apontando que aquele email “é fria”, encrenca certa, o link aponta pra um site real, siga essa dica (Internet Explorer):

* Clique no menu EXIBIR – CÓDIGO FONTE

* Ao abrir o bloco de notas, clique no menu EDITAR – LOCALIZAR. Veja a frase que antecede ou indica o endereço para clicar, exemplo que tenho aqui, no email tinha  “para ver o perfil de fulana clique em: _www.orkut.com/profile…”, coloque esse trecho (“para ver o perfil de fulana”) ou parte dele na caixa de LOCALIZAR, BINGO!, o link tem o nome oficial _http://www.orkut.com mas apontava para um _www.profsreasj.rgx.nes…., o endereço pra onde de fato está indo aparece sempre assim: <A href=”endereçomalicioso…”>, proximo a frase que manda clicar.

             Fique tranquilo, todos te amam independente de não mandarem cartões, você não deve a ningúem de surpresa, especialmente se seu telefone é Claro e chega uma dívida da TIM, seu nome não apareceu na globo.com, você não recebeu nenhum vale compras das Americanas, nenhuma gostosona está dando mole pra você, Não chegou cartões pelo Ocarteiro, cuidado se você recebeu confirmação de pedido no mercado livre e não comprou lá nos ultimos dias, A receita Federal não envia comunicado importante pro seu email, ainda mais não cadastrou, não há pendências financeiras que o Serasa tenha te achado por email, seu CPF não está cancelado, fotos do momento do desastre da Gol não existem, videos da queda da Airfrance muito menos (tem gente que cai !) não tem nenhuma Maria te mandando fotos sensuais, Sua mulher ou seu marido não está te traindo (humm, aí só se for daqueles “sinais do além” pra coincidir rsrsrs), a Vivo não vai cancelar sua conta pois seu telefone é outro, você não vai ser expulso do orkut, nem conta lá você tem (eheheheh), etc. e tudo mais que vão inventar pra cair.

             Sejamos felizes na internet, mas sempre de olho!. E lembre-se, o melhor Anti-Virus é o que está entre o teclado e a cadeira!.

Italo Valerio