Nos últimos tempos e evolução tecnológica nos prometeu grandes soluções e acreditamos nela, muitos substituíram tudo que tinham em nome da modernidade. Mas se houveram melhoras e soluções para problemas antigos, surgiram novos problemas.

         Assim como os CDs-R de música no passado, os DVDs também estão pertubando o juízo hoje, com situações bem pitorescas.

         Um player de DVD novinho, tirado da caixa, um disco DVD novinho, gravado num gravador novinho não passa no dito player. Outro disco passa normal. O dito disco colocado em outro player passa normalmente.

       Não bastasse isso quando acertamos um bom disco pra gravar e tocar na maioria dos players, com poucos meses sai do mercado, entra um novo modêlo e tudo começa denovo . As pesquisas de opinião ficam obsoletas em pouco tempo e as marcas e modelos citados como bons já eram.

       Para os que utilizam drives gravadores de DVD, um detalhe importante, os equipamentos atualmentes são dotados de uma área interna de sistema (como se fosse um HD ou um "windows") que pode ser atualizado chamado FIRMWARE. No meu caso recente adquiri umas caixas de DVD virgem S-MAC 16X Premium e ao tentar gravar no gravador LG 4160B (que grava até DVD-R 8X) o mesmo detectou velocidade de gravação 4X e 2.4X, ao gravar um disco em cada velocidade vi que ambos quase não tocaram no DVD de mesa, o que ficou pior gravado foi em 2.4X (curiosamente), as vezes até sem reconhecer.

      Em contato com a importadora S-MAC fui informado que haveria necessidade de atualizar o firmware do gravador DVD e atualizar o programa NERO EXPRESS para NERO ULTRA. Já tinha sido atualizado o firmware, no entanto já tinham lançado outro (A306). Na atualização que deve ser feita com muito cuidado e perícia, o DVD passou a reconhecer a velocidade máxima e a gravação passou no teste com o player de mesa. No meu caso apenas atualizar o firmware resolveu.

       Um bom site para verificar atualizações de firmware de gravadores é o CDRINFO.

       As novas mídias DVD Blu-Ray devem diminuir os problemas já que vem encapsuladas (como um disquete), daí arranhões, manchas, poeira deverão ser problemas a menos, sem contar a quantidade de dados que irá para 25 GB e 50GB.