Fazer vídeo é quase como fazer bôlo

           É uma das melhores comparações que achei pra fazer sobre este tipo de serviço.
           Voce pode solicitar um bôlo e dizer que quer o mais barato. É obvio que o mais barato ou é de ovos ou laranja (daqueles que derramam fanta emcima). Nesse tipo de produção o número de ingredientes são mínimos e não necessariamente precisam ser de qualidade,  e a entrega pode ser num pratinho de papel. De qualquer forma é um bolo.
           Mas um bôlo também pode ser, por exemplo, de casamento. O número de ingredientes aumenta substancialmente devido ao recheio, cobertura, camadas, enfeites, emfim, o que a criatividade e profissionalismo permitir. Hà até os bolos de casamento em que sai um passaro de dentro…
 
            Aqui mostro na prática o que ocorre variando os níveis de produção e pós-produção:
 
Reunindo as etapas de direção (cada cena foi orientada em cada movimento), captação e edição, +- 4hs/ilha:
http://www.youtube.com/watch?v=dlR3RisYJKo (use botão direito e "abrir em uma nova janela")
 
Reunindo as etapas acima e somando novas etapas de pós-produção (computação 2D, arte, design, sincronismo, finalização de imagens) +- 50hs/ilha  a mais:
http://www.youtube.com/watch?v=yIIqP2ab2TQ (use botão direito e "abrir em uma nova janela")
 
            O vídeo amador é demasiadamente diferente do profissional. O fato de voltar a fita e ver a imagem gravada não significa nada. Não é só equipamento, há todo um conhecimento reunido. Vários profissionais se integram, cada um com muitas informações técnicas processando, diretor, roteirista, documentarista, iluminador, camera man, operador de áudio e na pós-produção, editor, finalizador, designer, animador, animador 3D e surgem os especialistas em autoração de DVD que criam e personalizam ambientes de navegação via controle remoto.
             Mesmo com uma equipe reduzida, mas no mínimo o profissional precisa ter toda essa experiência e conhecimento pra realizar sem os contratempos e situações inesperadas por amadores.
             Produzir um vídeo documentário, empresarial, institucional, comercial, hoje, apesar da digitalização, é tão complexo quanto antes pois se por um lado existia a preocupação com o ISO de um filme, agora tem-se a preocupação com a COMPRESSÃO a ser usada e ajustes técnicos da câmera. 
             A complexidade é tal que surgem as empresas especializadas só em captação ("filmagem"), outras só em pós-produção (edição, finalização), outras só pra coberturas externas com transmissão ao vivo. E os equipamentos são tão caros que existem as empresas especializadas em locação. Tudo isso referindo-se a níveis profissionais de qualidade.
            Assim, se voce não pode ver o vídeo que está para fazer, converse com seu produtor, veja pelo portfolio se o que é oferecido está dentro de suas expectativas e custo/benefício. Haverá casos que pode-se fazer com "A" e em outros só o "B" ou o "C" terá condições maiores de realizar.
            Na tentativa desenfreada de economizar em comerciais, faz-se um "genérico" cheio de clichês que ao invés de melhorar, piora a imagem da empresa no mercado e não a distingue das demais.
            Por experiência própria, todos os clientes que diziam querer uma coisa simples,  na verdade esperavam material em nível  elevado.
 
Italo Valerio

Deixe um comentário