Na área de vídeo estamos atravessando mais uma transição de tecnologias e paradigmas, trata-se do formato de alta definição em TV, HDTV.
         A necessidade dessa revolução é inerente ao tamanho das telas que foram surgindo nos ultimos anos. houve tempo em que ter uma TV 29 polegadas era ter um cinema em casa, hoje é comum até em quartos de dormir.
         A muitos anos foram surgindo alternativas de TVs maiores como 33, 38, 40, 42 e até mais de 50 polegadas, eram TVs de retroprojeção (tem um projetor dentro) sendo que as de tubo chegaram até cerca de 33 polegadas devido ao pêso, mas essa é outra história.
         O fato é que as TVs com tela maior que 29 polegadas já denunciavam a limitação de definição, as primeiras mostravam imagens esticadas, desfocadas, tinham que realmente ficar distantes do telespectador.
         Nessa época a reprodução era feita por vídeos VHS e quem pôde adquiriu os LDs (antecessor do DVD) saindo das 240 linhas do VHS para cerca de 450 linhas, que imagem, que som. Imagens nesse nível também é possível em vídeos S-VHS.
         Veio o DVD e realmente trouxe definição antes nunca vista numa TV 29 polegadas. Mas daí já surgia o início de um novo dilema, o DVD reproduzia com uma qualidade que muitas TVs não tinham capacidade de reproduzir, ou seja, a imagem gravada era muito nítida mas a imagem do TV era "embaçada", não conseguindo reproduzir a qualidade que entrava. Ainda hoje existe isso nos modelos econômicos.
         Não podemos esquecer da revolução das conexões e o atual "balaio de gato" de cabos que podemos escolher para conectar o player (VHS, S-VHS, LD, DVD, cameras e logo logo Blu-ray, HD-DVD).  Desde o RF, RCA composto, S-vídeo, Componente, HDMI, DVI, tudo para que as novas definições cheguem ao TV. 
         Com a entrada dos projetores e das TVs LCD e de Plasma que já exibem imagens grandes por natureza, re-surge a necessidade de novos players que sejam capazes de exibir mais definição nessas telas senão aparecerão "embaçadas". É o caso de DVD ligado nelas, pior ainda quando usam cabo RCA (aquele da ponta amarela).
         O HDTV é o tipo de sinal que resolve isso, das teóricas 720 linhas para 1900, um salto de definição que satisfaz as novas TVs de plasma e LCD. Tanto que mesmo elas, até o momento, não tem condições de mostrar toda a qualidade dessas imagens que chegam. Algumas telas não chegam nem perto de 1000 pixels dos 1900 necessários pra exibir totalmente essa qualidade. É o caso das de plasma, a maioria só vai até 853 pixels. Uma das únicas TVs que respondem plenamente a resolução HDTV é a TV de projeção KDS-R70XBR2 70" e LCD 40" KDL-40V2500 Sony, por exemplo.
         A produção em cinema digital HD (high definition) não se deve realmente comparar as produções de vídeo na chamada Standard Definition (definição padrão, tipo DVD) pois é necessário um Blu-Ray player (novo DVD HD) e TV de 42 polegadas plasma ou LCD que pelo menos passe dos 1200×720 pixels (básico de HD), situação em que podemos ver a diferença gritante de qualidade, seria como uma filmagem mal feita em VHS-EP e um DVD original. Sem isso pouca gente consegue perceber.
         A comparação usando uma 29 polegadas comum precisaria de uma TV Wega com conexão componente e mesmo assim nem todo mundo notaria muito a diferença pois as mesmas estão no limite de reprodução de definição.
          Um exemplo do que acontece pode ser observado em um vídeo de teste onde reuni 3 tecnologias de captação (filmagem), analógico, digital DV (mini-dv, D8) e HD (hdv). Cada cena foi repetida com 3 câmeras diferentes nas mesmas condições de luz. O video foi feito informalmente, sem nenhuma produção, por isso não repare🙂
 
Video teste analógico, digital SD e digital HD
 
           Voce poderá notar alguns quesitos relativos ao brilho, contraste e cor, diferenças normais entre quaisquer câmeras, mas resolução (detalhe), aí só dando pausa e parando pra olhar. Concorda? Tente verificar detalhes como as linhas verticais do portão, a brita, pêlos do cachorro.
 
            No link abaixo, uma produção independente, sem grandes produções ou critério publicitário (que dá trabalho), 3 videos que podem ser vistos on-line (flash do site) e serem baixados com pouca, media ou qualidade HD :
 
 
Italo Valerio