HD, HDV, High Definition Video

         Na área de vídeo estamos atravessando mais uma transição de tecnologias e paradigmas, trata-se do formato de alta definição em TV, HDTV.
         A necessidade dessa revolução é inerente ao tamanho das telas que foram surgindo nos ultimos anos. houve tempo em que ter uma TV 29 polegadas era ter um cinema em casa, hoje é comum até em quartos de dormir.
         A muitos anos foram surgindo alternativas de TVs maiores como 33, 38, 40, 42 e até mais de 50 polegadas, eram TVs de retroprojeção (tem um projetor dentro) sendo que as de tubo chegaram até cerca de 33 polegadas devido ao pêso, mas essa é outra história.
         O fato é que as TVs com tela maior que 29 polegadas já denunciavam a limitação de definição, as primeiras mostravam imagens esticadas, desfocadas, tinham que realmente ficar distantes do telespectador.
         Nessa época a reprodução era feita por vídeos VHS e quem pôde adquiriu os LDs (antecessor do DVD) saindo das 240 linhas do VHS para cerca de 450 linhas, que imagem, que som. Imagens nesse nível também é possível em vídeos S-VHS.
         Veio o DVD e realmente trouxe definição antes nunca vista numa TV 29 polegadas. Mas daí já surgia o início de um novo dilema, o DVD reproduzia com uma qualidade que muitas TVs não tinham capacidade de reproduzir, ou seja, a imagem gravada era muito nítida mas a imagem do TV era "embaçada", não conseguindo reproduzir a qualidade que entrava. Ainda hoje existe isso nos modelos econômicos.
         Não podemos esquecer da revolução das conexões e o atual "balaio de gato" de cabos que podemos escolher para conectar o player (VHS, S-VHS, LD, DVD, cameras e logo logo Blu-ray, HD-DVD).  Desde o RF, RCA composto, S-vídeo, Componente, HDMI, DVI, tudo para que as novas definições cheguem ao TV. 
         Com a entrada dos projetores e das TVs LCD e de Plasma que já exibem imagens grandes por natureza, re-surge a necessidade de novos players que sejam capazes de exibir mais definição nessas telas senão aparecerão "embaçadas". É o caso de DVD ligado nelas, pior ainda quando usam cabo RCA (aquele da ponta amarela).
         O HDTV é o tipo de sinal que resolve isso, das teóricas 720 linhas para 1900, um salto de definição que satisfaz as novas TVs de plasma e LCD. Tanto que mesmo elas, até o momento, não tem condições de mostrar toda a qualidade dessas imagens que chegam. Algumas telas não chegam nem perto de 1000 pixels dos 1900 necessários pra exibir totalmente essa qualidade. É o caso das de plasma, a maioria só vai até 853 pixels. Uma das únicas TVs que respondem plenamente a resolução HDTV é a TV de projeção KDS-R70XBR2 70" e LCD 40" KDL-40V2500 Sony, por exemplo.
         A produção em cinema digital HD (high definition) não se deve realmente comparar as produções de vídeo na chamada Standard Definition (definição padrão, tipo DVD) pois é necessário um Blu-Ray player (novo DVD HD) e TV de 42 polegadas plasma ou LCD que pelo menos passe dos 1200×720 pixels (básico de HD), situação em que podemos ver a diferença gritante de qualidade, seria como uma filmagem mal feita em VHS-EP e um DVD original. Sem isso pouca gente consegue perceber.
         A comparação usando uma 29 polegadas comum precisaria de uma TV Wega com conexão componente e mesmo assim nem todo mundo notaria muito a diferença pois as mesmas estão no limite de reprodução de definição.
          Um exemplo do que acontece pode ser observado em um vídeo de teste onde reuni 3 tecnologias de captação (filmagem), analógico, digital DV (mini-dv, D8) e HD (hdv). Cada cena foi repetida com 3 câmeras diferentes nas mesmas condições de luz. O video foi feito informalmente, sem nenhuma produção, por isso não repare 🙂
 
Video teste analógico, digital SD e digital HD
 
           Voce poderá notar alguns quesitos relativos ao brilho, contraste e cor, diferenças normais entre quaisquer câmeras, mas resolução (detalhe), aí só dando pausa e parando pra olhar. Concorda? Tente verificar detalhes como as linhas verticais do portão, a brita, pêlos do cachorro.
 
            No link abaixo, uma produção independente, sem grandes produções ou critério publicitário (que dá trabalho), 3 videos que podem ser vistos on-line (flash do site) e serem baixados com pouca, media ou qualidade HD :
 
 
Italo Valerio
 
Anúncios

5 comentários sobre “HD, HDV, High Definition Video

  1. Amberdigital Branch,Southern Stars Enterprises Co is specializing in the development and manufacturing of ad players, advertisement player and LCD advertisings. Established in 1996, we have explored and developed the international market with professionalism. We have built a widespread marketing network, and set up a capable management team dedicated to provide beyond-expectation services to our customers.

    amberdigital Contact Us
    Southern Stars Enterprises Co (Hong Kong Office)
    Add:3 Fl, No.2, Lane 2, Kam Tsin Tsuen, Sheung Shui, Hong Kong
    Tel:+852 2681 4099
    Fax:+852 2681 4586
    Southern Stars Enterprises Co (Shenzhen Office)
    Add:DE, 16/F, Building 2, Nanguo Tower, Sungang Road, Shenzhen, China
    Tel:+86 755 2592 9100
    Fax:+86 755 2592 7171
    E-mail:sstar@netvigator.com
    website:www.amberdigital.com.hk
    alibaba:amberdigital.en.alibaba.com[bfdfbgehahgdca]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s