O Youtube dá um importante passo na evolução da qualidade de seus vídeos.
      A partir de março o Youtube possibilitou o envio de vídeos que agora podem ser codificados com as qualidades baixa e alta.
      A qualidade não é HD, a resolução ainda é bem mais baixa, no entanto, mesmo assim, a mudança de qualidade final salta os olhos e ouvidos.
      Evidentemente que a exigência por banda larga aumenta, mas vale a pena dar pausa e esperar.
      A seleção de qualidade não é mais feita por um botãozinho com ícone de TV, ficava abaixo e à direita do player. A azul indicava alta qualidade (HQ) e a TVzinha com borda laranja era baixa.
      Ao abrir a página com o vídeo que estiver em HQ, aparece embaixo a opção "assistir em alta qualidade" (watch in high quality), clique nele pra conferir.
      Poucos vídeos entram em modo HQ, de forma que muitos vídeos que voce encontrar não aparecem a opção para alta qualidade. Isso se deve a não ter sido produzido profissionalmente, do ponto de vista técnico (equipamentos, edição, conversão multimidia). Evidentemente que se o vídeo for amador, de celular ou máquina fotográfica de nada adiantará edição profissional, o máximo que irá acontecer é ficar mais pesado.
      Um detalhe é que para assistir em alta qualidade somente pela página do youtube, os players incorporados não tem como selecionar até o momento.
 

youtubehq0103p2 

À esquerda qualidade básica, à direita High Quality
(Devido a conversão do blog a qualidade dessa imagem está mais baixa)
 
          Este vídeo chegou a 9ª colocação em 3 Menções Honrosas do Youtube, altíssima audiência (quase mil em 1 mês) considerando que não possui os apelos que conhecemos, avaliação 5 estrelas, Obrigado pelo apoio de todos.
 
Vídeo SD em HQ:
 
          Este vídeo, também na lista de menções honrosas atualmente, questiona se o Brasil é um país pacífico. Foi produzido em definição standard SD e está no Youtube em HQ.
 
 
Italo Valerio