img_5133     A oficina Câmeras e Mídias foi realizada de 16 a 20 de Junho no MISA (Museu da Imagem e do som) em Maceió – AL.
Com procura acentuada, a organização resolveu aumentar o número de vagas e passando a fazer pré-seleção através de curriculums.
Apesar da pré-seleção, a turma ainda encontrava-se desnivelada. Alguns com larga experiência em tecnologias áudiovisuais e outros com pouca ou nenhuma experiência.
A solução veio através da imediata readaptação das apresentações que redirecionou para o público qua ali estava.
Durante a oficina foram surgindo alunos que possuíam tecnologias diversas relatando seus casos.
A exemplo do Sandro que possui uma SVHS-C JVC em que a mesma encontrava-se parada e com defeito, resolveu o problema seguindo as dicas dadas e reativou.      Novas experiências também foram relatadas sobre o uso dos HDDs externos usados para captação em uma emissora local. Câmeras de mídia óptica como as miniDVDs em que os dados não puderam ser lidos e a dificuldade de outra aluna para captura das imagens por meio digital.
img_5188     A rica troca de experiências teve seu momento maior numa atividade prática da oficina onde foram utilizadas diversas câmeras, reunindo as disponiblizadas pela organização e a dos próprios alunos.
Para a prática foi desenvolvido um pequeno roteiro em que todas as câmeras envolvidas faziam o mesmo plano simultâneamente. A exibição destes testes ocorreu em sala utilizando um TV 42pol LCD, momento em que todos puderam ver na prática o resultado da qualidade obtida por suas câmeras. Os próprios alunos puderam avaliar os desempenhos e verificar algumas surpresas nos resultados, algumas câmeras se saíram muito melhor que o esperado e a expectativa de altissima qualidade de outras não se confirmou como o esperado.
Durante as apresentações das câmeras eram analisadas resolução, efeitos moiré, problemas de compressão (nas digitais), sensibilidade e cores.
Após as discussões foram abordados o cinema digital, sua história, seus marcos, a evolução

img_5127

tecnológica, a projeção digital 2K e 4K.
O vídeo na internet foi o tema que abordou essa tecnologia de distribuição de vídeo e cinema em que foram mostrados sua evolução ao longo dos ultimos anos, cases de sucesso empresarial e o atual perfil dessa mídia de veiculação.
A oficina encerrou com os agradecimentos às pessoas e instituições que apoiaram o evento e evidentemente a participação dos alunos que foi expressiva e de grande importância.
A oficina Câmeras e Mídias – AL, ganhou um fórum de discussão na internet onde os alunos participantes terão acesso a novos arquivos e fotos, links e novas trocas de experiência.
     Fruto da oficina foi criado um espaço internacional que já conta com participantes de várias partes do mundo, incluindo profissionais de grandes produtoras nos Estados Unidos e Europa. Nesse novo espaço além do fórum onde se apresentam artigos há espaços para vídeos de alta definição e uma seção de arquivos com resultados de experiências diversas, confrontando tecnologias de captação desde os de uso doméstico aos de cinema digital. Confira os resultados entre câmeras que usam CCD e as que usam CMOS, as particularidades do CMOS, dicas com o uso de microfones externos, comentários e muito mais. Por se tratar de um espaço internacional, conhecer o básico do inglês ou ter o tradutor do Google aberto em outra janela ajuda bastante.
Grupo de discussão para alunos da oficina
Cameras And Medias Group – Grupo Câmeras e Mídias expandido para discussão internacional
Vídeo compacto da oficina
Vídeo Feito pela aluna Larissa
Notícias veiculadas
Blog Olhar Alagoas: