A segunda edição da oficina Câmeras e Mídias foi realizada em Natal no projeto Goiamum Audiovisual 2008.
         Com a enorme quantidade de propostas tecnológicas para a alta definição digital, tanto na produção, edição, finalização e exibição, o que se discute é quais são essas propostas, como funcionam, o que oferecem esses equipamentos, quais os custos envolvidos, os problemas e soluções para esta fase de transição para HD.
         Os alunos conheceram tipos de câmeras, formatos de gravação e compressão (HDV, AVCHD, DVCPRO HD, HDCAM), formatos de mídia (Fitas, Cartões, Discos, HDDs…) 
         Foram 5 dias de oficina onde além de conhecer as inúmeras possibilidades de produção áudio-visual, muitos mitos e verdades foram esclarecidos através de demonstrações e vídeos feitos em vários tipos de câmeras em alta definição.
        Questões relativas ao monitoramento, exibição e publicação de vídeos HD na internet também fizeram parte das discussões.

        Os alunos receberam material didático impresso com todo conteúdo dado em aula além de terem acesso direto ao fórum de discussão na internet ( http://www.grupos.com.br/grupos/camerasemidias )
 onde poderão continuar trocando informações com todo o grupo mesmo após a oficina.
        Apesar da época do ano mais difícil para profissionais de video e cinema, dado o volume de compromissos, a participação foi efetiva e com grande esforço participaram ativamente durante toda a oficina.
        Aconteceu no Auditório do Museu de Cultura Popular (antiga rodoviária velha), Ribeira, de 1 a 5 de dezembro, no horário das 9 às 12hs ( que na verdade muitas vezes se esticaram até mais de 13:00hs).
 

 

Clipe da oficina – Youtube:
 
Clipe da oficina em HD (Alta definição):
http://www.vimeo.com/2445042
 
Vídeo testes e comentários:
 
 
Mais sobre o evento:
Prefeitura
 
Inscrições Oficinas – Tribuna
 
Inscrições – Jornal de Hoje
 
Inscrições – No Minuto.Com
 
Abertura oficial – Tribuna
http://tribunadonorte.com.br/92388.html