Com um histórico de vida, desde a ditadura, dedicado a fazer o bem, lutar pelo fim das desigualdades, semear o respeito aos seres humanos, inteligente e culto, religioso e muitas outras qualidades raras nos dias de hoje, Ricardo Balestreri recebeu o Prêmio Emanuel Bezerra dos Santos de Direitos Humanos na cidade de Natal / RN, Assembléia Legislativa do estado, nesta data de 4/11/2009.
               Ao receber a notícia encontrava-se no lugar que sonhara visitar, Monte das Oliveiras, em Israel, sonho citado em 2007 e gravado por mim. ( http://www.youtube.com/watch?v=tt81Z4Y8MMA ).  A atenção e o respeito aos companheiros de Natal o fizeram antecipar o retorno ao Brasil para receber o prêmio, esforço destacado por ele, afinal não é todo dia que pode-se fazer uma viagem dessa.
               Seu discurso, que é mais uma aula de cidadania e humanismo que propriamente um discurso, empolgou os presentes em vários momentos, colocando-nos claramente o perfil do homem que temos na segurança pública de nosso país.
 
               Ao falar do Rio Grande do Norte, citou as ações de vanguarda realizadas por autoridades locais, desde defensores, polícia militar e ongs.
 
               Deixou muito clara a mensagem que Direitos Humanos é o direito do cidadão à segurança, à paz, à vida e não existe defesa aos atos corruptos, crimes, e qualquer um que viole o direito do cidadão comum.
 
               A lamentação apenas foi a da imprensa e políticos não estarem presentes para esta aula e poderem partilhar com a população este momento sublime de ver que há sim "luz no fim do túnel".
 
                Mas eis aqui minha resposta a essa ausência, não remunerado, na posição de cidadão brasileiro, produzi e organizei uma lista com os melhores e mais importantes falas, relevantes, você vai concordar quando assistir:
 
Link:
 
 
   
 
 
Mais sobre os premiados:
 
DHnet (sobre Ricardo Balestreri):
 
Tribuna do Norte
 
 
 
Blog do Oliveira:
 
 
 
Italo Valerio