Especialmente formatado para emissoras, equipes de TVs a Cabo, o curso Câmeras e Mídias – Da Captação à Exibição (20hs) foi realizado na cidade de Mossoró/RN, região com larga expansão econômica e social e com alta demanda por produções locais.

       A rapidez e a rotina pesada as vezes acumulam alguns descompassos da equipe que deriva de diversos segmentos do áudiovisual, muitos autodidatas devido a ausência de treinamentos específicos, de formação com conteúdo focado e devidamente sequenciado didaticamente, situação esta que, praticamente, a internet, com suas informações extremamente fragmentadas impossibilitam um melhor aprendizado.

          As empresas modernas investem na capacitação de seus colaboradores. De nada adiantaria super estruturas sem o capital humano para otimizar o desempenho delas em atender o público. Em se tratando de novas tecnologias, onde todo mundo começa do zero independente da larga experiência passada, a reciclagem e adaptação para os novos paradigmas está sempre presente.

             Todo conteúdo foi adotado considerando todos os processos de produção, desde a idéia, pesquisa a montagem do roteiro, planejamento, produção, muitos detalhes técnicos dos equipamentos de captação como os formatos digitais, técnicas de movimentos e enquadramentos, edição básica e edição avançada até a finalização, cuidados na exportação de arquivos para exibição, os padrões técnicos para exibição em HDTV, segmentação, interatividade e as exigências futuras de novos profissionais.

            O assunto foi muito amplo sendo que cada etapa merece aprofundamentos, criação, roteiro, captação, edição e pós-produção.

            Mesmo sem aprofundar cada etapa, durante todo o evento houve um grande congraçamento de toda a equipe que revelaram suas dificuldades, suas experiências individuais e coletivas, momentos de comunhão de todos que, as vezes, a rotina acelerada não permite.

           Os operadores de câmera deixaram de “mecher” na câmera para de fato operá-la pois conheceram seu funcionamento, suas particularidades e limites de cada tecnologia.

Slideshow de alguns momentos: http://www.flickr.com/photos/italovalerio/sets/72157626227863854/show/

Twitter: www.twitter.com/italovalerio