Alguns videos que alcançaram menções honrosas no Youtube

              Menções Honrosas são indicativos estatísticos de visitação, avaliação e adições a favoritos no Youtube entre os 100 melhores subdividido em categorias (do dia, da semana, do mês, do ano, de todos os tempos, local ou global…).

É um indicador difícil de obter dada a movimentação de vídeos diversos entrando numa escala atual de 48hs/min.

É um conjunto de fatores ligados desde a linguagem, passando pela tecnológica aos procedimentos de marketing online.

O Youtube combate duramente as tentativas de fraude e não aceitam que uma pessoa avalie mais de uma vez, por exemplo.  Através do IP o sistema detecta tentativas de aumentar a audiência, e confirmado, há probabilidade do vídeo e até o canal ser extinto.

.      As posições mudam freneticamente até novos vídeos (48hs/min) irem tomando a audiência (ou não).

.      Não se consegue menção honrosa, ela é uma conquista pois os espectadores não tem compromisso nenhum com o autor e sim com seu gosto e motivações pessoais para se manter indiferente ou reagir pra comentar, avaliar, favoritar etc.  Estamos falando de um universo de mais de 3 Bilhões de vídeos concorrendo em audiência com o seu diáriamente.

Não é tão fácil prever que determinado vídeo alcançará destaque o suficiente para disparar a indicação mas nota-se que dificilmente um vídeo feito pra TV alcança menção honrosa, basta navegar nos inúmeros programas e comerciais de TV, especialmente os locais, para notar que em boa parte não obtém nem 100 visualizações no mês além de não terem nenhuma reação como avaliação, comentário ou adição a favoritos. As exceções estão, claro, em vídeos copiados vindos de mídias que já tem um longo histórico de grande audiência (novelas, filmes de grandes produções, cantores(as) e grupos de grande sucesso etc).

Quando fenômenos acontecem, como foi o caso do VT da Nissan “Pôneis Malditos” logo viram objeto de palestras, seminários, teses, teorias, polêmicas e sobretudo quantos visualizações alcançaram no Youtube.

Considerando produções profissionais, o Youtube e demais portais de compartilhamento de vídeos (Vimeo, Videolog, VideoYahoo, Revver, blipTV, Dailymotion etc) não dispõe de ferramentas para detectar o que mais as pessoas gostaram no vídeo, se das imagens, do texto e mensagem, do roteiro, da edição, da pós-produção, emfim, também é muito vago dizer que gostaram “do contexto em geral”.

.        O inverso também é verdadeiro, ou seja, quando alguém se motiva a clicar “Não gostei” não se sabe do que exatamente não gostou. Em um vídeoclipe as imagens podem ser belíssimas, a qualidade sonora, mas de repente não gostaram da letra, ou qualquer outro motivo. Há muitos casos de cantores(as) internacionais com alguns clipes  com mais avaliações negativas que positivas. Então, de certa forma, o tamanho da produtora cinematográfica, as tecnologias usadas, lentes, figurinos e toda pompa não garantem boas avaliações.

.     Não há mecanismos conhecidos para rastrear quem positivou (“gostei”) ou negativou seu vídeo (“não gostei”). Antes de 2010 o método era com 5 estrelinhas, quanto mais acesas melhor estava avaliado, era melhor pois assim níveis de avaliações permitiam uma média mais suave pra análise. Hoje só 3 condições existem indiferente (não clica em nada), gostei e não gostei. Portanto mantenha os invejosos e inimigos longe de seus vídeos rsrsrsrsrsrs.

Por isso produzir um audiovisual para internet profissionalmente está muito, mas muito além do ditado “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”.

Alguns destaques ocorrem sem grandes pretenções caso desse teste de vídeo HD em 2006 sobre aeromodelismo com apoio do clube UNA em Natal com quase 85.500 visualizações até esta edição.

HDV – High Definition demo-aeromodelismo( aeromodelling )UNA

http://www.youtube.com/watch?v=S9y_ddL6-_k

Mais raro que ter um vídeo com menção honrosa é ter o canal indicado. No histórico de meu canal apenas uma vez foi alcançado, pode-se dizer, esta honraria, foi em dezembro de 2008.

Recente vídeo postado de uma pousada em Natal alcançou não uma, mas 8 menções honrosas. Com diversos vídeos postados, cliente perguntou como se conseguiram essas menções honrosas, respondi que não se consegue,  se conquista, trata-se de todo um conjunto de conhecimentos unidos para aumentar estas chances.  Parabéns a equipe de produção e marketing.

8 Menções Honrosas Ponta Negra

A 30 dias de postado, este mesmo vídeo permaneceu ainda com 3 Menções Honrosas, não entre os 100 mas entre os 50 nas categorias favoritados e comentados. Para permanecer com esta indicação após os 30 dias ele teria de estar entre os 100 melhores do ano e nesse caso a concorrência é com vídeos de altíssima audiência associados a outras mídias de alto poder de disseminação em massa como TVs nacionais ou envolvido em grandes polêmicas, virais etc .

Entre os 100 melhores do Youtube durante um mês

Assistir: www.youtube.com/watch?v=uB0dnjVJACk

Algumas das menções honrosas conquistadas e registradas podem ser conferidas no álbum do Flickr:

Menções Honrosas – Youtube

 http://www.flickr.com/photos/italovalerio/sets/72157627579488740/

Italo Valerio

Twitter: @italovalerio

Conheça as palestras e cursos relativos a produção audiovisual e videos online.